Quem trabalha com eleições e defesa da imagem dos políticos deveria assistir, “O Abutre”, filme de 2014, dirigido por Dan Gilroy, tendo Jake Gyllenhaal no papel principal.
O enredo é simples, chato, mas esclarecedor. Orientado por um experiente freelancer, que vende imagens de crimes e acidentes com vítimas para telejornais, o desempregado Louis Bloom (Jake Gyllenhaal) decide seguir-lhe os passos, para ganhar dinheiro. O objetivo deles é alcançar um furo de reportagem.
Para vencer a corrida contra os concorrentes e aguçar o interesse de um canal de TV, a ponto de ganhar muito dinheiro, Louis Bloom resolveu criar, ele mesmo, os furos de reportagem e um deles, o assassinato do próprio sócio, numa perseguição policial, que ele mesmo armou. Louis Bloom faz dinheiro suficiente para abrir uma empresa.
Qualquer semelhança com o que acontece na relação da imprensa com política não é mera coincidência. Todos os dias, jornais, telejornais e colunas nas mídias sociais criam fatos e os transformam em furos de reportagem para vender notícia. Saber lidar com isso é experiência fundamental para quem atua com a construção e defesa da imagem dos políticos.
Por Jackson Vasconcelos