fbpx

Quem disse que caixa 2 é crime?

Compartilhe!

Você acreditaria se eu provasse que o caixa 2 é crime porque os próprios criminosos assim decidiram? Se não, vamos lá à cadeia de raciocínio.

Todas as leis federais, entre elas as leis penais, foram criadas ou passaram pelo Congresso Nacional. Mas, tenham sido criadas ou só tenham passado por lá, todas elas foram aprovadas pelos deputados federais e senadores.

No conjunto, a Constituição Federal foi elaborada, aprovada e sancionada pelos deputados federais e senadores, no papel de constituintes. E ela diz:  “não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal”.

Está claro, portanto, que o caixa 2 é crime, porque há leis brasileiras que tipificam o caso como crime. Leis que os deputados e senadores criaram. Por que diabos, então, eles mesmos passaram a praticar o caixa 2 para financiarem as campanhas deles ? Burrice? Ingenuidade? Duvido. A política não é campo para burrice nem ingenuidade.

Então, por que os caras que aprovaram uma lei que diz que caixa 2 é crime, praticaram o caixa 2 nas campanhas e agora se assustam, quando a Justiça os chama de criminosos e a imprensa, por confortável covardia, diz que eles cometeram o suposto crime de caixa 2? Garantia de impunidade. Certo?

E, de certo modo, isso sempre funcionou. Por hipocrisia, cria-se leis que, por garantia de impunidade, os que as criam passam tranquilos pela vida sem o medo de não cumprí-las.

Agora, quebraram a cara. Quem sabe esse jeito estúpido de viver a política, adiante, não muda?

Por Jackson Vasconcelos

 

Mais Publicações

A casa branca, Domínio público, via Wikimedia Commons
Artigos distribuidos

POR ISSO, GOSTO DE POLÍTICA

Donald Trump foi eleito Presidente dos Estados Unidos e isso produziu ódio e ressentimentos na esquerda no Brasil. A direita tripudiou. Mas, Kamala Harris, derrotada

Artigos distribuidos

O GOLPE

A palavra do momento é golpe, que no dialeto usado pelo Presidente da República chama-se “Gopi”. Para os mal informados ou esquecidos, golpe é algo

Quer aprender mais sobre política?

Conheça nosso curso.