Sábado, dia 17 de fevereiro, comentei no facebook as fotos que ilustraram as notícias da intervenção do governo federal no estado do Rio de Janeiro no jornal O Globo. Minha intenção foi dar provas de que as imagens falam mais do que as palavras, um fato importante a considerar, quando se traça estratégias para projetos políticos. A minha leitura se confirma a cada nova notícia que vem de Brasília.
Identifiquei, por exemplo, o mau humor do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Ontem, dia 21, confirmei o fato ao ler o Valor Econômico: “Em um duro recado ao presidente Michel Temer, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) chamou ontem de “desrespeito”, “equívoco”e “meio sem sentido” a apresentação da lista de 15 projetos, que se tornaram prioridade para o governo no Congresso após a retirada da reforma da Previdência”.
A imprensa tem demonstrado também desencontros de informações e teses entre os ministros da Defesa e da Justiça. O que tem tido o general Interventor muitas vezes também não bate com o que diz o resto do governo.
Enfim, o desenrolar dos acontecimentos em torno da intervenção confirma: “as imagens dizem mais do que as palavras, sempre”.
Por Jackson Vasconcelos