Entrevista com o Ministro José Múcio.
Jackson Vasconcelos, 02 de novembro de 2024
“Eles agora estão mostrando o que são”. “Graças às Forças Armadas não houve golpe no dia 8 de janeiro”. “O Presidente Lula quer um novo avião, que não virá por enquanto”. “Não entendi. Vocês falam todos juntos, e eu não consigo entender”.
Essas são declarações do Ministro da Defesa, José Múcio, feitas durante a entrevista da semana no Portal UOL. Josias de Souza, Fabíola Cidral e Tales Faria, entrevistaram o ministro.
Ele é um político experiente, engenheiro e músico. Portanto, tem paciência, habilidade e ouvidos bons para identificar os acordes. Os três entrevistadores são inquisidores. Gostam de apertar aqueles que aceitam ser entrevistados por eles. Fabíola, âncora, abriu a entrevista com card publicado pelo polícia da Venezuela, onde se vê, borradas a imagem da bandeira brasileira e da silhueta do Presidente Lula, com os dizeres: “El que se meta con Venezuela SESECA” – Se dá mal. E questionou o ministro. Deu-se o seguinte diálogo:
- Essa mensagem divulgada pela polícia venezuelana pode ser lida como uma ameaça?
- Olha, esse assunto da Venezuela é um assunto ligado à diplomacia brasileira. A gente sabe, que cada um tem uma posição sobre a relação do Brasil com a Venezuela. Eu, por exemplo. O meu trabalho foi fechar a fronteira, aumentar o número de soldados; colocar blindados, quando eles ameaçaram invadir. Eu fico satisfeito com essas coisas, pois eles vão mostrando o que, verdadeiramente, são. É uma opinião pessoal. Não há mais o que contestar sobre o caminho que eles tomaram. Só cabe a nós tomar cuidado.
- Mas, o senhor entende como uma ameaça? O senhor acabou não respondendo à minha pergunta.
Eita! Como não respondeu? Está mais do que respondido. Sobre a ameaça, sim, mas não sobre quem contestava o que são, verdadeiramente, os venezuelanos. Eu esperei isso da jornalista, pessoa que adora provocar polêmicas. Ora, sabe-se que do Lula à presidente do PT, Gleisi Hoffmann, bastante gente no governo andou a proclamar que há democracia na Venezuela. Lula chegou a homenagear o Maduro.
Minha conclusão: gente fraca, não? E houve mais. Se você quiser verificar, aqui vai o link https://youtu.be/6qMD4DDng4Y?si=St9p69GeZy2f-eb0